top of page

Taxi Driver (1976) - Você está falando comigo?

  • Foto do escritor: Lucas Machado
    Lucas Machado
  • 20 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Travis Bickle é um veterano de guerra com 26 anos que sofre de insônia. Para preencher suas noites sem dormir se oferece para trabalhar como taxista noturno.


Entra suas corridas, Travis expõe suas ideias em um diário, onde podemos ver ainda mais traços de sua personalidade. Com senso de moral deturpado e extremamente preconceituoso, iguala negros gays e prostitutas a traficantes e assassinos e os culpa pelo declínio moral da sociedade.


Ao andar pelas ruas sombrias de Manhattan e presenciar o que vai totalmente contra seus ideais, Travis se vê na necessidade de tomar uma atitude.


Esse é o enredo do filme "Táxi Driver" (1976)

Uma crônica sobre um homem que se sente deslocado em meio as mudanças do mundo moderno. Paul Schrader, o roterista do longa, conta que queria escrever uma história sobre solidão e aos poucos Travis foi tomando forma e noanceas por conta própria. Nasce assim um personagem doente, frustrado que usa a solidão como auto defesa e vê a violência de forma naturalizada e como artifício para fazer mudanças, fazer uma limpeza em tudo que há de ruim pela cidade segundo ele.


Para Martin Scorsese, diretor do longa, o personagem central da trama quer limpar tudo aquilo que vê no exterior por que aquilo representa o seu interior. O personagem está longe de ser um herói, muito pelo contrário. É o surgimento de um vilão. Como sentir empatia por alguém assim, declaradamente racista? Como tentar achar justificativa para seus atos? Scorsese junto ao roteiro usa artifícios de linguagem cinematográfica. Vemos os subúrbios de Nova York pelo ponto de vista do Travis. A camera é o olhar do protagonista. Somos colocados naquela situação e o filme se transforma em um ensaio sobre o caos.



Esse ano o filme completou 45 anos de estreia e essa semana Robert DeNiro festejou 78 anos de vida. Por esses motivos decidi reassistir a esse clássico moderno e reviver a experiência. Na época o filme foi muito bem aceito, concorreu ao Oscar de melhor filme, levou "Palma de Ouro" e teve uma ótima bilheteria. Continua sendo discutido até hoje e provavelmente lotaria salas de cinema ainda na atualidade.

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Porta Paralela. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page